PARCEIROS EM PROL DA CULTURA

PARCEIROS EM PROL DA CULTURA
ACESSE OS LINKS A SEGUIR E CONHEÇA MELHOR ESSA PARCERIA

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

MÚSICA ERUDITA E POPULAR...

Hoje, a música está mais presente no dia-a-dia do que em qualquer outra época da sua história. Qualquer som, desde a mais simples canção até a música sinfônica, pode ser ouvida pelo simples apertar de um botão.
Todo e qualquer som pode ser obtido rapidamente e ao alcance de todos, haja vista que os sintetizadores, samplers e o computador, produzem sons que nunca existiram antes.
Compositores e instrumentistas utilizam-se dessas novas possibilidades, os músicos de influência "Pop" e outras tendências utilizam-se de tal evolução muito mais que os músicos eruditos. O público atual está habituado a assistir a orquestras sinfônicas tocando música popular, como chorinho e até mesmo "rock".
Muitos profissionais da música popular estudam técnicas e formas da música erudita, como é o meu caso, em particular.
Existe ainda a aproximação da música oriental com a ocidental, influências que se fundiram no decorrer da história, a flauta rústica, o alaúde, e outros instrumento foram trazidos do Oriente durante as Cruzadas, há muitos séculos.
Considerando que neste final de século o mundo não passa de uma aldeia, os músicos se sentem em casa, utilizando uma linguagem absolutamente compreendida por todos, e a comprovação disso é mais clara ao falarmos da música instrumental, a que eu me dedico.
A música tem uma linguagem universal, no entanto, ainda existem obstáculo para o estabelecimento de uma música genuinamente universal. Algumas tentativas estão sendo feitas mas ainda existe o orgulho nacional que a fecha hermeticamente nas suas origens, e até pouco tempo atrás a música popular, a oriental ou a erudita tendiam a seguir caminhos opostos.
Neste fim de milênio está ocorrendo uma unificação de formas musicais, compositores instrumentistas, computadores, sintetizadores, instrumentos acústicos, etc.

Guia do Músico
Professor Algacir Elias Portela
Licenciado pela FAP - Faculdade de Artes do Paraná - CRM 13.237 PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário