PARCEIROS EM PROL DA CULTURA

PARCEIROS EM PROL DA CULTURA
ACESSE OS LINKS A SEGUIR E CONHEÇA MELHOR ESSA PARCERIA

terça-feira, 5 de outubro de 2010

O QUE É SER MÚSICO...

Muitos estudam música até o momento de optar por uma atividade profissional, estudando então medicina, engenharia, direito, etc., o que invariavelmente os obriga a interromper seus estudos músicais, são na verdade, apreciadores, assim como o poderiam ser de automóveis ou de um esporte qualquer, de maneira alguma a carreira de músico será ambicionada. Esses seriam classificados como amantes da música, mesmo sendo intérpretes razoáveis, eu nunca os chamaria de músicos.
É comum, em épocas de recessão financeira, que esses amantes da música retormem seus dotes artísticos, tocando seu instrumento pelos bares de sua cidade ou até mesmo lecionando música. Nesse último caso, esse jovem torna-se um professor bastante perigoso se não procurar se atualizar, pesquisar e até mesmo voltar a estudar para poder exercer com seriedade a carreira agora adotada.
Existem ainda aqueles estudantes de música que não conseguem pensar em outra coisa a não ser executar seu intrumento, estudar a finco a história e a evolução da música e suas consequências para a humanidade, escolhendo como profissão a carreira de música. Posso garantir que esta é a verdadeira vocação musical, pois o músico está sempre em evolução, obrigando-se a estudar diariamente afim de entender a música e suas projeções.
Em geral escolhe-se uma determinada área da música para que possa efetuar um trabalho mais completo isto é, alguns dedicam-se a lecionar e tocar algumas vezes por semana, outros só tocam, há ainda aqueles que compõem, trabalhando assim diretamente com a criação musical.
A especialização hoje em dia é muito importante, ela evita o desgaste profissional colocando-o no mercado de trabalho dirigido, um músico completo, ou seja, conhecedor de seus próprios limites e estudante incansável, tem pela frente várias opções de trabalho como professor, músico da noite ou de estúdio, para gravação de discos, produtor de eventos, pesquisador de novas técnicas, concertista, compositor, arranjador e muitos outros afazeres, ficando limitado exclusivamente por sua cultura e pelo seu conhecimento musical. Quero deixar bem claro que não desmereço aquele que tem como distração, "hobby", a música; é através dela que se desenvolve todo um mercado de instrumentos e materiais diversos, difundindo e aprimorando tudo o que está relacionado a música, também esclareço que um músico profissional não é aquele que obrigatóriamente tem de frequentar uma escola de música para aprender a se desenvolver, existem vários profissionais de grande talento e prestígio que nunca entraram num conservatório, escola ou até mesmo frequentaram um curso superior, uma faculdade de música, mas com certeza, estudam, adquirindo livros, vídeos, partituras, discos e afíns, estes são chamados autodidatas, pessoas que desenvolvem suas aptidões sozinhas, sempre com entusiasmo e sem preconceito, estão sempre ansiosos por novas informações que melhorarão a sua técnica e execução musical.

Professor Algacir Elias Portela
Licenciado pela FAP - Faculdade de Artes do Paraná - CRM 13.237 PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário