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terça-feira, 5 de outubro de 2010

O ACORDEON E SUA VERDADEIRA HISTÓRIA

Assim como aconteceu aos de mais instrumentos musicais, também o acordeon não é inveção mas a evolução gradual de um rude produtor de som até receber sua forma definitiva e um nome estavél entre os outros que o precederam.
Afirma-se da existência entre os chineses antigos de um instrumento denominado "Chen" o qual consistia num tubo obtido da cana da india, dentro do qual estava colocada uma lâmina vibratória que por meio do sôpro era posta em movimento, produzindo sons mais graves ou mais agudos conforme sua espessura e o seu comprimento.
Cada tubo emitia um único som e os diversos tocadores formavam uma roda dando cada qual a sua nota quando da sua vez, obtendo assim suas melodias seis acprdes, sendo naturalmente e sempre necessária a devida combinação em conjunto.
A introdução do "Chen" na Europa efetuou-se somente após séculos. Baseado no princípio desse produtor de som, Kratzenstein idealizou o orgão portátil , ou seja o Harmonium.
Está-se atribuindo a Grénié a invenção do orgão de expressão assim chamado pela regulagem aplicando ao timbre e à expressão.
Em 1829, Damien construiu o primeiro acordeon rudimentar em Viena (àustria) chamando-o assim decido a quatro botões contidos na parte dos baixos que ao ser singularmente afundados permitiam a obtenção de um acorde.
Continha o referido instrumento a extensão de uma única escala temperada distribuida na carreira do canto, não ultrapassando a oitava (escala diatônica). Mr. Segwich apresentou no mesmo ano um instrumento destinado a mão direita e duas carreiras para a mão esquerda.
Valendo-se da idéia, Uhlig construiu sob encomenda de Herich Band - executante excêntrico - o primeiro Bandoneon.
Bondoneon e Concertina prevalecem, caindo o Acordeon de Daimien no quase completo esquecimento.
Mac Farren escreveu seu quinteto destinado ao quarteto de cordas e concertina. Sila deu-se Í conposição de um "Adálago" para 8 concertinas; 6 trios para piano, violino e concertina, e mais um quintento em Ré.
Regondi compôs uma sonata para piano e concertina e dois concertos para concerina "solo".
O próprio eminente violinista Molique (1902-1869) escreveu uma sonata para piano e concertina (Sonata em Si Bemol).
Somente em meados de 1850 é que deu-se início à reconstrução do Acordeon procupando-se introduzir inúmeros aprefeiçoamentos.
Mariano Dallapé de Stradella e Paolo Soprani de Castelfidardo (Italia) dedicaram-se com afinco a esse miesterio, conseguindo os primeiros acordeons semitonados.
Orientados por apaixonados, vinham ambos melhorando constantemente sua produção em qualidade e quantidade, o que deu lugar ao aparecimento de dua poderosas indústrias produtoras do acordeon com teclado a piano.
Outras fábricas surgiram na Alemanha e outros paises do velho e do novo continente, as quais civalisaram no sempr e maior aperfeiçoamento, até oferecer-nos os intrumentos mais perfeito da atualidade.


Professor Algacir Elias Portela
Licenciado pela FAP - Faculdade de Artes do Paraná - CRM 13.237 PR

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